domingo, 31 de janeiro de 2010

Cheesecake de Manga

Uma sobremesa leve e a lembrar o Verão veio animar este domingo. Normalmente costumo fazer cheesecakes de morango mas desta vez, para variar e para usar um saco de polpa de manga que já se estava a instalar no congelador, saiu um cheesecake dourado como o sol de Agosto.

De cheesecakes há inúmeras receitas e inúmeras possibilidades na escolha do queijo. O que eu costumo usar é o Queijo Fresco Batido da marca Phoenicia mas há quem use queijo fresco normal, requeijão, queijo creme (sobretudo Philadelphia). Outra coisa que varia muito é a base. Normalmente costumo esmagar bolachas areadas e misturá-las com manteiga. Muitas versões usam bolacha maria com a manteiga e desta vez eu usei uma coisa diferente: no Natal fiz massa para bolachas de cortar para oferecer mas como me pareceu que iria dar mais trabalho do que o tempo que eu tinha, acabei por congelá-la. E foi uma dessas bolas de massa congelada que me instigou a fazer um cheesecake. Se vos aconselho a usarem em vez das bolachas esmagadas com manteiga? Não, não vale a pena o esforço extra. Mas funcionou bastante bem e com a massa já feita foi só descongelá-la e esticá-la.

Como sempre, é uma sobremesa doce mas nada enjoativa e é sobretudo a cobertura de fruta quem tem mais açúcar. Se preferirem a versão de morango basta mudar a cobertura para doce de morango. Eu tenho como resolução que o meu próximo cheesecake há-de ser daqueles com ovos e que precisam de ir ao forno mas esse por enquanto fica para outras núpcias. Para já, vamos a este!

Ingredientes:

Massa para a base:
100g de manteiga (à temperatura ambiente)
60g de açúcar em pó
1 ovo
180g de farinha sem fermento

  1. Bater com batedeira eléctrica a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo.
  2. Adicionar o ovo e incorporar bem.
  3. Adicionar a farinha peneirada e misturar com uma colher de pau. Verta a mistura numa superfície enfarinhada e amasse cuidadosamente até que fique macia. 
  4. Levar ao frigorífico 1 hora ate ficar firme. Esticá-la e preencher a base da tarteira. 
  5. Levar ao forno aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até ficar ligeiramente dourado. Deixar arrefecer.
 Outra possibilidade como foi já dito é usar um pacote de bolacha maria grosseiramente esmagado, amassado com cerca de 100g de manteiga. O que eu costumo fazer é ir juntando a manteiga conforme necessário para obter uma massa húmida e um pouco pegajosa mas que facilmente se solte, sendo preciso fazer um pouco de pressão para que os pedaços de massa se unam. E apesar de não ser essencial, gosto de a levar uns minutos ao forno para a manteiga derreter e a massa ficar mais coesa.


Ingredientes do creme de queijo:
500mg de queijo (fresco batido ou queijo creme)
200ml de natas frias
3 colheres de sopa de açúcar
5 folhas de gelatina
1 colher de sopa de sumo de limão

  1. Bater as natas com o açúcar e o sumo de limão até ficarem firmes.
  2. Juntar o queijo e incorporar.
  3. Demolhar as folhas de gelatina 5 minutos, espremê-las suavemente e dissolvê-las num pouco de água quente (o mínimo necessário). Juntar à gelatina o preparado de queijo, pouco a pouco (se se juntar repentinamente a gelatina quente ao preparado frio esta vai coagular em pedaços, o que é uma chatice..., portanto deve-se fazer o contrário, juntar o frio na gelatina devagar para que esta arrefeça progressivamente).
  4. Verter a mistura sobre a base de bolacha já arrefecida e levar ao frigorífico algumas horas para solidificar.
 O cheesecake é rápido e não dá muito trabalho (especialmente se não fizerem a massa da base de raiz) mas é preciso algum planeamento por causa do tempo para solidificar. Usualmente o que costumo fazer é preparar de véspera (se for para o almoço) e uma meia hora antes de servir ponho-lhe a cobertura.


Ingredientes da cobertura:
150ml de polpa de manga
1 colher de sobremesa de amido de milho

  1. Levar ao lume a polpa com o amido e deixar ferver durante 3-4 minutos para que fique mais espessa.
  2. Deixar arrefecer e verter sobre o cheesecake. Levar ao frigorífico 30 minutos e servir.

Se tiverem uma forma com mola, é o ideal para usar e desenformarem o cheesecake no final. Eu não tenho e uso uma tarteira. Com um pouco de papel vegetal não é difícil desenformá-lo da tarteira mas a verdade é que raramente me dou a esse trabalho.


Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template