terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Salmão à la Mirepoix com Maionese de Cebolinho



O mirepoix é um dos sabores básicos da cozinha francesa e consiste numa mistura equilibrada de cebola, aipo e cenoura. É usada como base de sopas, estufados, molhos, aos quais dá um aroma muito agradável. É muito fácil de preparar, bastando cortar os vegetais em pedaços de calibre semelhante (por acaso esta noite só tinha cenoura em juliana e foi o que usei), misturá-los e cozinhá-los, salteados em manteiga ou cozidos, e essa facilidade, associado às suas capacidades aromatizantes vieram mesmo a calhar para mais uma receita rapidíssima.

O salmão é um dos meus peixes favoritos e cozinhá-lo em papelote é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de lhe conferir subtilmente outros aromas, com a vantagem de ao ser cozido no seu próprio vapor precisa de muito pouca gordura e mantém toda a sua suculência. E com os aromas do mirepoix ficou excelente.

Ingredientes (2 pessoas):
1 cebola picada (+-180g)
1 haste de aipo grande picado (+-90g ou seja metade da cebola)
1 cenoura pequena picada (+-90g, tal como o aipo)
2 filetes de salmão
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de vinho branco
sal, pimenta, sumo de limão, folhas de aipo picadas

3 colheres de sopa maionese
1 colher de sopa de iogurte natural
sumo de limão qb
cebolinho picado qb


  1. Num piréx colocar a mistura de cebola, aipo e cenoura (mirepoix). Regar com o vinho branco e espalhar por cima várias pequenas nozes de manteiga.
  2. Colocar os filetes de salmão por cima do mirepoix e temperar ambos com sal e pimenta. Regar o salmão com algumas gotas de limão e colocar uma pequena noz de manteiga em cima de cada filete.
  3. Cobrir bem com papel de alumínio, de modo a fechar hermeticamente ou colocar uma tampa adequada e levar ao forno aquecido a 200ºC durante 20 minutos.
  4. Entretanto misturar numa tigela a maionese, iogurte e cebolinho. Quando o salmão estiver pronto, retirar a tampa, colocar um pouco de maionese em cima de capa filete e polvilhar com as folhas de aipo picadas. Servir com batata cozida.
E pronto, em cerca de 30 minutos estava na mesa e a dar um bom aroma a toda a cozinha.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template