domingo, 17 de janeiro de 2010

Estufado de Porco Vietnamita



Um blog que sigo com atenção é o Rasa Malaysia, um blog de cozinha asiática com receitas apetitosas e simples acompanhadas de fotos de criar água na boca. Uma das últimas receitas do blog é uma receita tradicional vietnamita de entremeada estufada lentamente, temperada com molho de soja, Tau Yew Bak e fiquei com vontade de experimentá-la.

Esta semana num daqueles dia em que não apetece ter trabalho na cozinha, baseei-me nessa receita e fiz a minha primeira versão de Tau Yew Bak. Se ficou como manda a tradição vietnamita, não faço ideia porque nunca experimentei nem muito menos tenho como a autora o seu sabor associado na minha mente às memórias de infância. E a verdade é que fugi um pouco à receita, por necessidade e por vontade. Mas ficou bom e com o trabalho mínimo que dá, vai ser para repetir.

Ingredientes:
300g de entremeada cortada em pedaços
Repolho cortado em juliana
3 copos de água
1 dente de alho esmagado
1 colher de sopa de mistura de pimentas moídas
6 colher de sopa de molho de soja claro
1 colher de sopa de molho de soja escuro
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
Sal qb

  1. Aquecer numa caçarola a água. Quando ferver juntar o alho, a entremeada e a pimenta.
  2. Deixar levantar novamente fervura e juntar os molhos de soja e o açúcar. Diminuir o lume para médio e deixar cozer tapado durante 30 minutos.
  3. Juntar sal se necessário e acrescentar o repolho. Tapar e diminuir o lume para mínimo. Deixar cozer mais 15-20minutos até o repolho estar cozido. Servir com arroz branco.

E pronto, é ideal para dias de muito cansaço pois dá muito pouco trabalho e ainda dá tempo para descansar um pouco enquanto a comida coze. Se quiserem ver a receita original, que provavelmente nunca sonhou em vir a ter repolho, podem encontrá-la aqui.

Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template