segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tiramisù de Frutos Vermelhos

Logo no início do Inverno surgiu-me a vontade de fazer uma versão nada tradicional do tiramisù. Uma versão com fruta doce mas fresca. Uma versão que surge na ideia de quem já na altura tinha saudades dos dias de sol. Mas estes ainda vinham longe e como tal a vontade foi arquivada com carinho à espera do fim do Inverno.

Até que neste mês quatro factores alinharam-se em conjunção favorável. Primeiro: chegaram os dias de bom tempo (enfim, entremeados com dias de tempo miserável mas a esses há que fazer vista grossa). Segundo: os morangos andam aí (ou "andem naí"...). Terceiro: veio parar-me às mãos por um feliz acaso um ingrediente que faltava. Conheci recentemente numa feira uma marca de chás supimpa (Aromas do Chá) e comprei-lhes um chá (tecnicamente uma infusão) pelo qual estou apaixonada, o Mirtilo Intenso (ainda vão voltar a ouvir falar dele aqui). Foi ele que me abriu o apetite para os frutos vermelhos (e roxos...). Por fim, o quarto: a ocasião de uma reunião familiar extraordinária veio servir de cenário e desculpa perfeitos para pôr mãos ao trabalho (primeiro as mãos e no fim as colheres).

Ingredientes:
300g de palitos La Reine
500g de queijo Mascarpone
400g de morangos
125g de framboesas (ou outros frutos semelhantes)
5 colheres de açúcar
5 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de chá Mirtilo Intenso
Água fervente q.b.


  1. Juntar a colher de sopa de chá a cerca de 500ml de água a ferver e deixar repousar.
  2. Num tacho levar ao lume cerca de 250g de morangos cortados em fatias com cerca de 50g de framboesas, 1 colher de sopa de açúcar e o vinagre balsâmico. Deixar ferver em lume baixo até os frutos cozerem bem. Passar com a varinha mágica e deixar a arrefecer.
  3. Numa tigela bater bem as gemas com 4 colheres de açúcar. Juntar o queijo Mascarpone e homogeneizar bem. Bater as claras em castelo e incorporá-las na mistura anterior.
  4. Coar o chá e verter uma parte para um prato fundo. Passar, um a um, os palitos La Reine no chá, rolando-os para se molharem totalmente (mas sem os deixar molho  senão ficarão ensopados e desfazer-se-ão). Forrar com eles o fundo do tabuleiro.
  5. Por cima dos palitos colocar metade do creme de Mascarpone e por cima deste espalhar metade do creme de morango (a ideia não é que fique uma camada completa, o que tornaria a sobremesa doce demais, mas salpicar o creme de mascarpone como se vê na primeira foto).
  6. Repetir as camadas, terminando com os "salpicos" de creme de morango e levar ao frigorífico, idelamente dum dia pro outro. Antes de servir decorar com os restantes morangos e framboesas.
Obviamente para molhar os palitos La Reine pode-se usar qualquer outro chá ou sumo de frutos vermelhos (de preferência sem açúcar porque os palitos já têm aquela habitual camada de açúcar). Mas se puderem usar o chá de Mirtilo Intenso, vão ver que dá um toque especial com um sabor intenso a bagas e uma leve acidez.

Como nunca tinha feito esta receita nem segui nenhuma receita de outrem (excepto a parte do creme de mascarpone que é igual à da receita que eu uso para o tiramisù tradicional), resolvi reservar um pouco de cada ingrediente para fazer um mini-tiramisù duma só camada para poder fazer uma prova prévia antes de apresentar a versão a sério ao resto da família. A prova prévia foi aprovada sem reservas.

Bom apetite e muitos dias de sol em família!

10 comentários:

  1. Nossa, que maravilha de sobremesa! Adorei! Ficou linda, muito convidativa!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. this looks so fresh and delicious...what a great idea!!

    ResponderEliminar
  3. adoro tiramisu, mas apenas conheço o "tradicional". vou experimentar este que está com um aspecto fenomenal! e frutos vermelhos... adoro.

    com certeza que a notícia já chegou à casa da vidazinha, mas aproveito para dar os parabéns pelo destaque deste blog na kitchenet do aeiou. tenho conhecido por lá bons blogs de culinária... mas este já conhecia :)

    bjinhos* Tita

    ResponderEliminar
  4. Olá;
    Visitei e sou seguidora da Receita do Chefe e te conheci lá.
    Muito bom o seu blog e meu água na boca esta receita muito diferente de Tiramisú.
    Serei sua seguidora e adoraria se você fôsse cometer Pecados da Mesa e me seguisse também.
    BEIJÃO!

    ResponderEliminar
  5. QUE DELICIA....ADOREI O SEU BLOG TEM MUITAS COISAS BOAS

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos.

    Tita: Na verdade isto com certeza nem se deveria chamar tiramisu.. os italianos mais tradicionalistas até com o tipo de bolacha que se usa implicam, quanto mais com a troca de chocolate e café por fruta. Mas o que interessa é que vem aí o verão e as frutas ficam mesmo a matar com o calorzinho que já se sente. :)

    De resto, obrigada pelos parabéns.


    Pecados de Mesas: Já visitei o site e já estou a seguir. Claramente está numa outra divisão em relação a mim, muito mais avançada. O que me faz agradecer ainda mais convictamente o elogio. Muito obrigado.

    São 33: Muioto obrigado. Apareça sempre cá em casa. :)

    ResponderEliminar
  7. Bem que ideia fantástica! Lindo lindo! Estr tiramisu não me escapará de certeza! ;-)

    ResponderEliminar
  8. Mas que maravilhosa receita. Vou fazer para os meus amigos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template