quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Batatas com Parmesão



Acho sempre curioso que é aos dias da semana, quando o tempo mais me escasseia, que me apetece cozinhar. Ou não tanto que me apeteça cozinhar mas que me apeteçam uns jantares mais compostos, talvez porque um dia de trabalho precise de algo confortável como recompensa ao fim do dia. Aos fins de semana, especialmente aqueles passados a molengar pela casa, a vontade dá-me mais pras sandochas, petisquinhos e sopa.

Quando calha a vez das batatas serem o acompanhamento eleito (o que não acontece muito comparando com o arroz e as massas, principalmente o arroz), estas devem ser as que mais vezes faço: ficam muito macias por dentro, saborosas e crocantes por fora e, sempre essencial para uma noite de semana, não dão trabalho nenhum e são rapidíssimas.

Ingredientes:
Batatas de cozer
Parmesão ralado qb
3-4 dentes de alho
Azeite, sal, pimenta, rosmaninho, louro

  1. Cozer as batatas com casca e cortadas aos quartos em água com sal e uma folha de louro, cerca de 10 a 12 minutos. Escorrer.
  2. Num tabuleiro temperá-las com pimenta, azeite e rosmaninho e colocá-las com a casca para baixo. Espalhar os dentes de alho esmagados (com ou sem casca) entre elas e polvilhá-las com parmesão.
  3. Levar ao grill do forno 8 ou 10 minutos até corarem.
Geralmente sirvo-as com costeletas ou bifanas, que grelho enquanto elas coram no forno. São práticas para jantares de grupo trabalhosos, porque se podem cozer com antecedência e corar antes de servir. Também são boas sem o parmesão.

Bom apetite.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template