domingo, 28 de abril de 2013

Ovos Assados com Farinheira


Na Páscoa deram-me uma farinheira (entre outros enchidos alentejanos, muito bons) e andei este tempo sem saber bem o que fazer com ela. Por um lado pesava-me na consciência colesterólica, por outro as coisas boas não se desperdiçam. Enquanto decidia e não decidia congelei-a, pensei no assunto, conferenciei, quase me decidi por uma inspiração do blog da CandyAngel mas depois acabei por tomar outra direcção.

Com farinheira não há volta a dar, vai sempre ser calórico e fazer festas ao colesterol. Que tenha ovos, eu sei que não ajuda muito. Já os verdes servem para apaziguar a consciência tanto quanto servem para cortar um pouco na riqueza do paladar. 

Usei nabiça por um lado porque há cá em casa quem não goste de espinafres e por outro porque no meu bairro há uma pequena mercearia pertencente a uma família de chineses que tem sempre vegetais fresquíssimos e lindíssimos e quando lá fui havia uns molhos de nabiças esplêndidos. A dois passos do Pingo Doce mais sobrelotado e caótico que conheço, esta mercearia consegue sempre ter clientela a qualquer hora que lá vá (mas sem a meia hora na fila do Pingo Doce vizinho), graças aos muitos vegetais, à grande variedade de produtos que lhes cabe num curto espaço e aos produtos exotico-asiáticos que para lá há. Adoro e desejo-lhes que se aguentem por muitos anos.

Ingredientes (2 pessoas):
1 farinheira
1 molho grande de nabiças (ou espinafres)
2 a 4 ovos (dependendo do tamanho e do apetite)
1/2 cebola picada
1 dente de alho
Pimenta (e sal, se acharem que o da farinheira não é suficiente)


  1. Picar a farinheira e levar ao lume numa frigideira que possa ir ao forno. Deixar a farinheira cozinhar, libertando a gordura. Virar a meio para cozinhar dos dois lados. Pelar a farinheira e reservar. Descartar a gordura (mas sem limpar a frigideira, de modo a que fique como que untada).
  2. Levar ao lume a cebola e o alho picados. Quando estiver a cebola estiver translúcida, juntar a nabiça cortada grosseiramente. 
  3. Quando a nabiça tiver murchado juntar o miolo da farinheira e misturar. Deixar cozinhar até a nabiça estar tenra.
  4. Partir os ovos por cima da mistura de nabiça e farinheira e levar ao forno até o ovo estar cozido a gosto.


No meio caso, como nem todos gostam do mesmo grau de cozedura do ovo, um deles coloquei a meio da cozedura dos outros. Também se podia optar por outra solução: servir cozinhado em taças separadas e assim cada qual pode ter o seu tempo de cozedura personalizado. Se quiserem podem pôr por cima ou nos espaços entre os ovos um pouco de natas (normais, light, soja, o que quiserem), cerca de 1 colher de sopa por ovo.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Até me estou a babar! Que maravilha...Adoro este tipo de pratos :)
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda sou um bocadinho avessa a legumes (excepto na sopa que vale tudo) mas confesso que esta receita me deixou muitoooooo tentada a experimentar esta combinação :D

    Parabéns por dares sempre voltas interessantes, diferentes e que nos deixam com água na boca!

    E obrigada pela referência ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou numa fase em que me faz espécie não ter umas verduras no prato. Como uma pessoa muda ao longo da vida...

      Jinhos

      Eliminar
  3. Perante este aspecto nem me lembro de calorias :-D

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta sugestão, adoro farinheira.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template