sexta-feira, 1 de março de 2013

Arroz Doce de Coco e Maçã no Forno



Pela enésima vez dei cabo do carregador da máquina fotográfica (é um talento muito especial que eu tenho...) e agora estou mais ou menos restringida à máquina fotográfica do telemóvel. Grunff... Paciência!

O arroz doce, que toda a gente adora, para mim parece quase sempre um desperdício de arroz. Talvez não me parecesse um desperdício se fosse a única coisa que se pudesse fazer com arroz mas havendo arrozes de marisco, de grelos, tomate, de primavera e outono e um sem fim de outros arrozes deliciosos, para mim o arroz doce vai ficando relegado quase pro fim da lista (mesmo lá no fim de tudo está o arroz de cabidela).

Ainda assim, coisa estranha, esta semana sobrou-me metade duma lata de leite de coco light (dum caril) e de repente deu-me vontade de fazer um arroz doce com ela. Mais estranho é ainda porque também não sou muito fã de coco (pelo menos em todo a seu esplendor de intensidade de sabor e de palhinhas como textura, do leite de coco light mais suavezinho e sem palhinhas até acho bem agradável).

Fiz no forno para ser mais prático e porque fica com uma capinha tostadinha no topo interessante. A quantidade é pequena, dá pra 4 ou 5 pessoas mas pode ser facilmente dobrada.

Ingredientes:
55g de arroz carolino
300ml de leite
200ml de leite de coco (light ou normal)
2 colheres de sopa de açúcar
1 maçã
1 haste de chá princípe

  1. Num tacho levar ao lume os leite, o açúcar, a haste de chá princípe e o arroz. Quando levantar fervura desligar e deixar o repousar 15 minutos.
  2. Entretanto pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar a maçã e picá-la em cubinhos pequenos.
  3. Num tabuleiro ou pirex verter o arroz e misturar-lhe os cubos de maçã. Pode-se tirar o chá princípe agora ou no fim (eu deixei-a).
  4. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Retirar do forno e deixar repousar 10 minutos antes de servir.

O arroz doce no forno também se pode fazer saltando o primeiro passo mas aí o tempo de cozedura no forno já é muito maior. Esta versão por um lado diminui o tempo de cozedura e por outro elimina a necessidade de estarmos ao fogão a mexer o arroz doce. Pode-se juntar ovos ou gemas para ficar mais rico mas eu ando de olho no meu colesterol por isso não o fiz (e o coco mesmo light já tem a sua dose de gordura). também podem pôr mais açúcar, obviamente.

Bom apetite. 

3 comentários:

  1. Olá, Vidazinha!
    Que aspecto fantástico ;).... Adorei :).... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro sabor a coco ia com certeza gostar desse arroz.
    Gostei daquela capinha tostada ...que delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Supwr diferente nunca fiz arroz doce no forno...adorei..=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template