Até que neste mês quatro factores alinharam-se em conjunção favorável. Primeiro: chegaram os dias de bom tempo (enfim, entremeados com dias de tempo miserável mas a esses há que fazer vista grossa). Segundo: os morangos andam aí (ou "andem naí"...). Terceiro: veio parar-me às mãos por um feliz acaso um ingrediente que faltava. Conheci recentemente numa feira uma marca de chás supimpa (Aromas do Chá) e comprei-lhes um chá (tecnicamente uma infusão) pelo qual estou apaixonada, o Mirtilo Intenso (ainda vão voltar a ouvir falar dele aqui). Foi ele que me abriu o apetite para os frutos vermelhos (e roxos...). Por fim, o quarto: a ocasião de uma reunião familiar extraordinária veio servir de cenário e desculpa perfeitos para pôr mãos ao trabalho (primeiro as mãos e no fim as colheres).
Ingredientes:Obviamente para molhar os palitos La Reine pode-se usar qualquer outro chá ou sumo de frutos vermelhos (de preferência sem açúcar porque os palitos já têm aquela habitual camada de açúcar). Mas se puderem usar o chá de Mirtilo Intenso, vão ver que dá um toque especial com um sabor intenso a bagas e uma leve acidez.
300g de palitos La Reine
500g de queijo Mascarpone
400g de morangos
125g de framboesas (ou outros frutos semelhantes)
5 colheres de açúcar
5 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de chá Mirtilo Intenso
Água fervente q.b.
- Juntar a colher de sopa de chá a cerca de 500ml de água a ferver e deixar repousar.
- Num tacho levar ao lume cerca de 250g de morangos cortados em fatias com cerca de 50g de framboesas, 1 colher de sopa de açúcar e o vinagre balsâmico. Deixar ferver em lume baixo até os frutos cozerem bem. Passar com a varinha mágica e deixar a arrefecer.
- Numa tigela bater bem as gemas com 4 colheres de açúcar. Juntar o queijo Mascarpone e homogeneizar bem. Bater as claras em castelo e incorporá-las na mistura anterior.
- Coar o chá e verter uma parte para um prato fundo. Passar, um a um, os palitos La Reine no chá, rolando-os para se molharem totalmente (mas sem os deixar molho senão ficarão ensopados e desfazer-se-ão). Forrar com eles o fundo do tabuleiro.
- Por cima dos palitos colocar metade do creme de Mascarpone e por cima deste espalhar metade do creme de morango (a ideia não é que fique uma camada completa, o que tornaria a sobremesa doce demais, mas salpicar o creme de mascarpone como se vê na primeira foto).
- Repetir as camadas, terminando com os "salpicos" de creme de morango e levar ao frigorífico, idelamente dum dia pro outro. Antes de servir decorar com os restantes morangos e framboesas.
Como nunca tinha feito esta receita nem segui nenhuma receita de outrem (excepto a parte do creme de mascarpone que é igual à da receita que eu uso para o tiramisù tradicional), resolvi reservar um pouco de cada ingrediente para fazer um mini-tiramisù duma só camada para poder fazer uma prova prévia antes de apresentar a versão a sério ao resto da família. A prova prévia foi aprovada sem reservas.
Bom apetite e muitos dias de sol em família!
Nossa, que maravilha de sobremesa! Adorei! Ficou linda, muito convidativa!
ResponderEliminarBjinhos
Que delícia! bjinhos
ResponderEliminarthis looks so fresh and delicious...what a great idea!!
ResponderEliminarObrigado a todos. :)
ResponderEliminarThanks.
adoro tiramisu, mas apenas conheço o "tradicional". vou experimentar este que está com um aspecto fenomenal! e frutos vermelhos... adoro.
ResponderEliminarcom certeza que a notícia já chegou à casa da vidazinha, mas aproveito para dar os parabéns pelo destaque deste blog na kitchenet do aeiou. tenho conhecido por lá bons blogs de culinária... mas este já conhecia :)
bjinhos* Tita
Olá;
ResponderEliminarVisitei e sou seguidora da Receita do Chefe e te conheci lá.
Muito bom o seu blog e meu água na boca esta receita muito diferente de Tiramisú.
Serei sua seguidora e adoraria se você fôsse cometer Pecados da Mesa e me seguisse também.
BEIJÃO!
QUE DELICIA....ADOREI O SEU BLOG TEM MUITAS COISAS BOAS
ResponderEliminarOlá a todos.
ResponderEliminarTita: Na verdade isto com certeza nem se deveria chamar tiramisu.. os italianos mais tradicionalistas até com o tipo de bolacha que se usa implicam, quanto mais com a troca de chocolate e café por fruta. Mas o que interessa é que vem aí o verão e as frutas ficam mesmo a matar com o calorzinho que já se sente. :)
De resto, obrigada pelos parabéns.
Pecados de Mesas: Já visitei o site e já estou a seguir. Claramente está numa outra divisão em relação a mim, muito mais avançada. O que me faz agradecer ainda mais convictamente o elogio. Muito obrigado.
São 33: Muioto obrigado. Apareça sempre cá em casa. :)
Bem que ideia fantástica! Lindo lindo! Estr tiramisu não me escapará de certeza! ;-)
ResponderEliminarMas que maravilhosa receita. Vou fazer para os meus amigos!
ResponderEliminar