sábado, 17 de agosto de 2013

Acelgas Pixelizadas...

...pronto, não é bem... são pickles de acelga.


Se há coisa que se dá bem na minha marquise são as acelgas. Eu vou colhendo e elas vão crescendo, a bicharada (spider-mites, mosca branca, pulgões, oídio, de tudo vai aparecendo ao longo do ano) passa-lhes ao lado, nada de espigarem e morrerem... De modo que tinha uma molhada (vá, um molho, que isto é uma marquise apenas) para apanhar e ainda não sabia muito bem que lhe fazer.

A ideia veio do Masterchef Austrália, que pela parte que me toca é o único dos 3 que espreitei, que vale a pena ver: aprendem-se coisas, o júri não é bruto nem besta (como o americano) nem se tenta fazer passar por tal (apesar de não terem jeito nenhum para fazerem de bicho-papão, como o português), os concorrentes são boa onda e simpáticos uns pros outros (não como no americano onde há sempre uns sacaninhas e as quezílias são empoladas pelo programa). Mas adiante, num episódio um dos concorrentes acompanhou uma carne qualquer com pickles de couve. E eu lembrei-me logo das minhas acelgas.

Como as acelgas são primas da beterrabas e têm um leve gosto às ditas, decidi fazer um frasco de pickles simples e outro com sabores que normalmente vão muito bem com as beterrabas, o funcho e o gengibre. Admito que provei ambos a medo... nunca tinha provado pickles de couve nenhuma nem feito pickles de nada mas afinal correu muito bem, especialmente a versão com sabores, que ficou pra lá de supimpa.

Ingredientes (2 frascos médios):
1 molho de acelgas
2 chávenas de água
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1/4 de chávena de vinagre branco
Pimenta, malagueta, sementes de funcho, gengibre fresco, qb (opcional)

  1. Num tachinho levar a água, vinagre, açúcar, sal e um pouco de pimenta moída (usei da de 5 bagas) ao lume e deixar levantar fervura. Desligar.
  2. Cortar a acelga em pedaços e distribuir pelos frascos. Verter o líqudo quente sobre as acelgas e modo a cobri-las. 
  3. Em cada frasco juntar meia colher de chá de sementes de funcho, um pouco de gengibre e malagueta a gosto (usei pimenta cayenne da minha marquise, sem as sementes, que elas têm-me saído escaldantes).
  4. Rolhar e deixar repousar no frigorífico 3 dias.


A receita base do líquido de conserva veio duma receita de  pickles de mostarda-castanha da Saveur. Fica avinagrado mas com alguma subtileza, sem dar a sensação de ser tão ácido que vai cair no estômago e fazer um buraco. Dá pra usar com todo o tipo de couve e pode-se juntar outros tipos de tempero. No caso das acelgas, o funcho e o gengibre levam realmente estes pickles a outro nível.

Bom apetite.

1 comentário:

  1. Nunca comi acelgas mas gostei do aspecto .
    Ficou uma excelente refeição.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template