De há 3 anos para cá que se anda a tornar tradição que me caiba a mim pôr o borrego na mesa pascal. Não sendo eu religiosa, a Páscoa para mim é um almoço de família glorificado (e nalguns anos, não neste, uma ode à Primavera), logo a tarefa reveste-se de uma certa dose de responsabilidade.
Nalgumas famílias a tradição é o cabrito mas na minha opta-se sempre pelo borrego, alentejano e de muito confiada origem. E a tradição diz também que é assado, mas o como, isso é o espaço exacto para de ano para ano se experimentar novas receitas.
Ciosa que sou da paz matinal aos domingos, preparo-o de véspera (fiz o mesmo ao gratinado) e no dia é só ligar o forno. É um descanso. A receita é do site Food 52 (do site e de um dos livros deles, que descobri recentemente e de quem fiquei fã).
Ingredientes:
1 perna de borrego
12 anchovas
6 dentes de alho + 3 cabeças de alho
1 colher de alecrim fresco picado
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
3 colheres de sopa de Azeite
1 chávena de vinho tinto
Sal e pimenta, salsa fresca picada
- Depois de limpar o borrego de gorduras excessivas, fazer-lhe várias incisões e em cada uma inserir um pedacinho de alho e outro de anchova.
- Numa tigela misturar o azeite, sal, pimenta, tomilho e alecrim. Untar o borrego com esta mistura. Deixar repousar 1 a 2 horas.
- Levar ao forno pré-aquecido a 250ªC, durante 20 minutos, juntamente com as 3 cabeças de alho inteiras. Baixar a temperatura para 180ºC e deixar assar 1hora. Ao fim de 20 minutos virar o borrego e reservar as cabeças de alho e passados 20 minutos virar outra vez.
- Tirar do forno, cobrir a perna em papel de alumínio e deixar repousar num prato, no forno desligado, enquanto se prepara o molho.
- Levar o tabuleiro onde se assou o borrego ao lume no fogão. Juntar-lhe o vinho e mexer bem para misturar com os líquidos do assado. Deixar reduzir 1/3 do volume em lume alto. Espremer o alho das cabeças que se assaram e juntar ao molho. Desligar, juntar salsa picada e transferir para a molheira.
A receita original tinha tempos de cozedura para que o borrego ficasse mal passado (cerca de 1 hora de forno ao todo) mas eu prefiro um pouco mais passado (1h20 de forno). Mesmo assim ainda havia um pouco de rosadinho, por isso se preferirem podem aumentar o tempo em temperatura baixa.
Bom apetite.
Bem temperadinho, como se quer!
ResponderEliminar:-)
EliminarEssa perna de borrego está com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarbeijinhos e um bom fim de semana :)
Bom fim de semana. :-)
Eliminarhummm...batei fome so de olhar...deve estar magnifico..=D
ResponderEliminarBeijocas e um fim de semana lindo.
http://virandocomida.blogspot.com
Bom fim de semana. :-)
EliminarGosto tanto mas como sou a unica cá em casa nunca faço.
ResponderEliminarEsse parece-me em apetitoso.
bjs
Pode-se sempre assar uma peça mais pequena e assar outros tipos de carne junto... Assim dá pra todos os gostos.
EliminarOlá...
ResponderEliminarQue excelente aspecto ;).... Adorei a tua sugestão e apresentação que está de 5 ***** :D.... Beijocas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Obrigado. :-)
EliminarJinhos
Anotei a sua receita e farei em breve! Da um passadinha la no meu blog!
ResponderEliminarhttp://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/
Passarei, sim. :-)
Eliminar