Há combinações de sabores que são casamentos feitos no céu, outros são tão tentadores que parecem pecados. A combinação de hoje eu diria que tem o melhor de dois mundos: a abóbora, a cebola e o queijo fresco combinam suave e harmoniosamente mas depois a salva e o gorgonzola vêm despudoradamente espicaçar esta união.
Gosto tanto desta combinação que já aqui a usei antes e uso-a com regularidade na versão couscous: a abóbora e a cebola assadas misturadas com couscous e gorgonzola e temperado com manteiga de salva. Mas desta vez para uma reunião de amigos à volta dos petiscos e da passagem do ano ocorreu-me aplicá-la ao conceito de tarte. Pareceu-me no entanto que faria sentido juntar mais um ingrediente: o queijo fresco. Não só porque iria unir os restantes ingredientes e evitar que a tarte ficasse muito seca mas também e especialmente porque vi uma receita de
queijo ricotta caseiro que me fascinou pela sua simplicidade. Sim, é verdade, a senhora da foto no link é a Gwineth Paltrow, no seu site, a preparar e tomar o seu brunch com a Ina Garten, mais conhecida como a Barefoot Contessa.
A base veio da receita de massa quebrada do blog
Tangerina Aderente e a tarte que fiz tinha cerca de 21cm de diâmetro.
Receita de Queijo Fresco:
Ingredientes:
100ml de natas
200ml de leite
9ml de vinagre de vinho branco
1 pitada de sal
- Levar as natas e o leite ao lume com uma pitada de sal. Quando ferver desligar e juntar o vinagre.
- Aguardar um ou dois minutos para coalhar. Coar através de um pano. Quanto mais tempo ficar a coar mais denso ficará o queijo (como neste caso ia ao forno e admitamo-lo, eu estava com pressa, não esperei mais que 5 minutos).
Receita da massa quebrada:
Ingredientes:
150g de farinha sem fermento
65g de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
75ml de água
- Juntar todos os ingredientes numa tigela e com as mãos misturá-los (só o suficiente para formar a massa pois se se amassar muito ficará muito rija depois de cozida).
- Espalhar a massa pela tarteira esticando-a com a ponta dos dedos.
Receita da tarte propriamente dita:
Ingredientes:
250g de abóbora manteiga (cortada em cubos)
1 cebola roxa (cortada em oitavos)
30-50g de gorgonzola (ou outro queijo azul)
2 folhas de salva picada
Sal, pimenta, azeite
1 receita de queijo fresco
1 receita de massa quebrada
- Num tabuleiro juntar a abóbora, a cebola, um fio de azeite, a salva picada, sal e pimenta. Misturar tudo muito bem e levar ao forno a 190ºC durante 30-40 minutos (até a abóbora começar a dourar).
- Entretanto preparar o queijo fresco e enquanto este coa, preparar a massa.
- Forrar a tarteira com a massa e sobre esta distribuir o queijo fresco. Por cima distribuir a abóbora e a cebola (separando as várias camadas) que entretanto se tiram do forno.
- Levar a tarte ao forno 15 minutos, ou até a base cozer e dourar um pouco.
- Tirar do forno e distribuir vários pedacinhos de queijo gorgonzola por cima (não é preciso muito porque o seu sabor é intenso). O queijo gorgonzola, com o calor da tarte vai acabar por derreter e entranhar-se mais na tarte.

E está feito. Nas fotos a cebola ficou um pouco queimada demais porque lhe separei as várias camadas antes de ir ao forno e além do mais cortei os gomos mais finos do que oitavos. Não é que não soubesse divinalmente mas para sair perfeito, se cortarem só em oitavos ou se separarem só as camadas antes da última ida ao forno o problema deve ficar resolvido.
Bom apetite e bom 2011!