Lá fora troveja mas a chuva não cai. Agora, que já muita correu o dia todo. Cá dentro estamos na Índia a que nunca fomos, a desviarmo-nos do caril tradicional mas sem fugirmos às especiarias.
A receita vem do livro Complete Indian Cooking, que tem uma secção dedicada à cozinha tradicional do povo balti, de maioria muçulmana. Não se estranha por isso que tenha inúmeras receitas de borrego e assim, quando vi num supermercado uma pá de borrego em promoção e me apeteceu fazer algo diferente com ela, foi para este livro que me virei em busca de inspiração que me fizesse salivar.
Bhoona diz o livro que é uma espécie de técnica de saltear, que implica mexer a comida de modo a envolvê-la e a que não pegue ao tacho. Aqui é usada para misturar as especiarias com a cebola, a carne com as especiarias e no final a carne com o molho. O resultado é muito saboroso e picante ou não consoante o tipo e quantidade de pimentas que se use. É uma receita a repetir, sem dúvida.
Ingredientes (2 pessoas):
250g de borrego limpo de gordura e sem osso, em cubos3 cebolas médias1 colher de sopa de óleo ou azeite1 colher de sopa de concentrado de tomate2 dentes de alho ralados1,5 colher de de chá de gengibre fresco ralado1 colher de chá de sal (ou um pouco menos)1/4 colher de chá de açafrão das índias1 chávena de água1 colher de sopa de sumo de limão1 colher de sopa de gengibre fresco picado1 colher de sopa de coentros picados1 colher de sopa de hortelã picada1 pimenta vermelha picada
Picar a cebola finamente. Aquecer o óleo ou azeite num wok e refogar a cebola até ficar mole. Entretanto misturar o tomate com o gengibre ralado, o alho, o sal e o açafrão das índias. Juntar à cebola e saltear uns segundos mexendo para misturar tudo. Juntar o borregos cortado em cubos e deixar saltear em lume médio alto cerca de 2-3 minutos. Juntar a água, deixar ferver e depois baixar o lume, tapar e deixar cozinhar 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente. Quando o volume da água já tiver diminuido consideravelmente, aumentar o lume para médio e começar a mexer a carne constantemente assegurando que está sempre envolta em molho e que nãos e pega ao fundo, durante 5 a 7 minutos. Juntar o sumo de limã, hortelã, gengibre picado, pimenta e coentros, misturar e servir.
A receita original tinha a indicação de 2,5 chávenas de água mas é claramente um erro: com lume baixo em 15 a 20 minutos essa quantidade de água nem de perto nem de longe se estava a começar a evaporar. Mais vale reduzir a água e na eventualidade pouco provável de ser necessário juntar mais aos pouquinhos durante a cozedura. Em relação ao gengibre e ervas do final, usei uma quantidade menor, apenas mantive a quantidade de sumo de limão.
Deve ser muito bom e bastante aromático!
ResponderEliminarbeijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Adoro carne de borrego mas cá em casa sou a unica....
ResponderEliminarAdorei a sugestão ,tem um aspecto fantástico e com esses ingredientes deve ter ficado uma maravilha.
bjs
Adoro este tipo de receitas diferentes, recheadas de especiarias e de aroma :)
ResponderEliminarFicou com um aspecto delicioso!
Beijinhos,
Marisa
http://sweetmykitchen.blogspot.pt/