A ideia do bolo começou a tomar forma pelo telhado: quis repetir a cobertura que usei no ano passado, de buttercream de caramelo, mistura dos ingredientes desta receita com a técnica deste site. Depois a Bon Appetit deste mês publicou uma receita de bolo de banana com pepitas com muito bom aspecto e olhando em retrospectiva para estes últimos anos, é evidente que eu tenho uma pancada qualquer por bolo de banana. Perfeito portanto! Só faltava o recheio, que à última da hora, resolvi que seria de natas ácidas que me sobraram do bolo, simples e fresco para não complicar mais um bolo já cheio de sabores.
A receita aqui vai ser ser só do bolo. A cobertura já aqui falei dela e os links explicam melhor do que eu alguma vez o faria. O recheio é só mesmo natas ácidas com açúcar em pó a gosto. O bolo dá para umas 25 pessoas com fatias mais pro fino porque cada fatia é bem grande de altura e largura.
Ingredientes:
3 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1,5 colher de chá de sal
1,5 chávenas de açúcar
225g de manteiga sem sal
1/2 chávena de açúcar amarelo
3 ovos
1,5colher de chá de extracto de baunilha
2 chávenas de banana madura esmagada (cerca de 5 bananas)
1 chávena de natas ácidas
1 tablete de chocolate negro em pedacinhos
- Aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 20x20 ou redondas de 23cm e forrar o fundo com papel vegetal.
- Misturar a farinha, o bicarbonato e o sal numa tigela.
- Noutra tigela com a batedeira misturar os aúcares com a maneteiga cerca de 3 minutos. Juntar um ovo de cada vez. Misturar a baunilha.
- Juntar os ingredientes secos e bater até misturar. Juntar as bananas e as natas ácidas, bater só até misturar. Juntar as pepitas de chocolate.
- Dividir a massa em dois e colocar nas formas untadas. Levar ao forno cerca de 35 minutos. Tirar do forno, aguardar 10 minutos e desenformar, deixando arrefecer completamente numa grelha.
Como fiz os bolos com antecedência, o que eu fiz depois foi congelar cada qual envolto em papel de alumínio para depois deixar no frigorífico a descongelar na noite anterior e rechear e cobrir no dia. Para cobrir pode ser necessário fazer em várias paragens para refrigerar um pouco a cobertura, que se torna mais difícil de trabalhar se derreter demais. Por isso não façam como eu e não deixem essa parte mesmo para em cima da hora. :-p
Está com um aspecto divinal :)
ResponderEliminarAdoro! Tem um aspecto bem guloso :)
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/