Eu sou uma resistente ao Halloween. Não é que não lhe ache graça, não é que não adore o Jack Skellington, não é que não seja quase no meu dia de anos. É só que é giro enquanto tradição alheia mas adoptá-lo cá já me parece falso e forçado.
Não foi por isso, no entanto, que deixei de dar sacos de pipocas aos putos que cá vieram bater à porta (poucos é certo, apenas dois, mas mesmo assim e com pena minha foram dois a mais do que os cá vieram bater no dia seguinte pelo "pão por deus"). E não foi por isso que deixei de gostar muito de ver iluminada uma abóbora entalhada que me ofereceram para a minha festa de anos.
Foi essa abóbora que agora veio dar origem a este bolo, adaptado a partir desta receita. E foi mais ou menos como a outra história, a da Gata Borralheira, em que a abóbora se transforma numa linda carruagem. Mas se a fada madrinha fosse gulosa como eu, a Gata Borralheira tinha ficado era em casa a comer este bolo e a beber cházinho ou leite branco e o Príncipe que se desengomasse sozinho. Assim como assim toda a gente sabe que os Príncipes Encantados são uns sonsos que não lembram e mais tarde, já reis, quando enviúvam, casam com megeras que ordenam a caçadores que matem criancinhas em florestas sombrias. Quanto mais não vale uma fatia de bolinho!
Ingredientes:
1 chávena de açúcar refinado
1 chávena de açúcar amarelo
225 g de manteiga
3 ovos
¾ de chávena de abóbora assada em puré
1 chávena de natas ácidas
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 + ¾ de chávena de farinha sem fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada
1 estrela de anis pequena moída
Raspa de meia laranja
- Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com buraco.
- Bater o açúcar com a manteiga até ficar um creme leve (como leva açúcar amarelo nunca fica tão cremoso).
- Juntar os ovos um a um, batendo até incorporar.
- Juntar a abóbora, as natas ácidas, a baunilha e a raspa de laranja, batendo sempre.
- Juntar a farinha aos poucos, o bicarbonato, sal, as especiarias.Incorporar bem.
- Levar ao forno cerca de 60 minutos.
Depois de arrefecer um pouco, desenformar e deixar arrefecer completamente. Pode ser decorado com um pouco de glacé. meste caso usei glacé de laranja: dissolvi cerca de 1/2 chávena de açúcar em pó em 2 colheres de sopa de sumo de laranja juntamente com a raspa de meia laranja. Depois foi só pingar por cima do bolo.
Para o puré de abóbora levei ao forno um pedaço de abóbora com casca (que ficou virada para cima), untado com um pouco de azeite e depois passei na varinha mágica.
O bolo em si ficou muito fofo, nada seco e muito saboroso.
Bom apetite!
Achei esta salada uma delicia,tenho que a fazer.
ResponderEliminarbjs