Quando comecei a fazer o blog, fi-lo porque sou muito esquecida. Na cozinha gosto de experimentar receitas, não pelo desafio que representem ou algo assim mas apenas porque a gula me faz salivar, mas já sei que se dali a umas semanas quiser voltar a fazer já não me lembro. Tenho uma ideia... mas ao certo ui, sei lá já bem como é que era! O blog serve de recordatório muito mais eficaz que o livro de receitas manuscrito e para mais posso conjugar cada receita com a sua imagem, não vá eu ficar desmemoriada de vez e já nem me lembrar qual era a cara da comida.
Agora, o chato disto é mesmo o ter de parar para tirar as fotografias. Não é que eu não goste de fotografar: gosto bastante apesar de só contar com uma máquina compacta mui modesta. Mas quando estamos a salivar e temos mais gente a salivar ao nosso lado, não calha nada bem isto de pormos a comida no prato e depois "pára tudo!" que ainda vou tirar umas fotos antes. Por isso é que geralmente me saiem fotos de pratos despenteados como este, em que a fatia se desmoronou ligeiramente a caminho do prato e eu já não tive paciência para tirar outra mais certinha. Está a fatia mal alinhada? Está. Mas estava boa? Eh pá, bem boa. Siga!
Estas fatias apesar de serem servidas morninhas, a mim sabem-me a verão e bom tempo. Já as tinha feito com amoras silvestres, desta vez fi-las com morango, que ele já anda por aí um bocadinho por todo o lado. Ainda não estão no auge mas que bem que sabem: é como reencontrar um bom amigo que esteve uns meses ausente. Agora estou desejosa que os meus na marquise tenham fruto (flor já têm) para repetir a dose. Acompanhadas duma bola de gelado, de preferência. Uhm... nham... ai a saliva...
Ingredientes:A receita original é da Pioneer Woman e indica 1h como tempo de cozedura mas das duas vezes que a fiz não levou mais que 30 minutos. É bem doce, por isso se preferirem podem cortar no açúcar sem problemas.
115g de manteiga (+ alguma para untar)
1 chávena de açúcar (+ algum para polvilhar)
1 chávena de farinha com fermento
1 chávena de leite
2 chávenas de morangos aos pedaços
- Derreter a manteiga no microondas. Usar a restante para untar uma forma.
- Numa tigela misturar o açúcar, a farinha e o leite. Juntar por fim a manteiga e misturar bem.
- Verter a mistura na forma. Distribuir os morangos pela mistura.
- Polvilhar o topo com açúcar e levar ao forno a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até ficar dourado e borbulhante.
Bom apetite e bom fim-de-semana.
Acontece me o mesmo com algumas receitas que até tenho fotografias e depois não sei onde as fui buscar.Agora adoptei a maneira de escrever logo a receita e depois colocar as fotos , assim não corro riscos de perder receitas...
ResponderEliminarAs tuas fatias estão deliciosas...
Bjoka
Rita
ESSAS FATIA ESTA MESMO A PEDIR UMA DENTADINHA...QUE DELICIA.
ResponderEliminarBOM FIM DE SEMANA
BJS
Como eu te entendo... a comida a esfriar e o raio da foto que não há maneira de sair bem! :)
ResponderEliminarBoa semana!
Ola, vim fazer uma visitinha e gostei muito do blog, ja sou seguidora.
ResponderEliminarvisita tambem o meu recente cantinho.
http://ladyaofogao.blogspot.com
Parabens pelo excelente blog!!!já sigo atentamente!
ResponderEliminarJoão Silva
Obrigado a todos. :-)
ResponderEliminar