Na terra do meu pai comiam-se xeróvias. Na minha terra xeróvia era coisa que não havia mas por via de quem ia e de quem vinha lá daqueles lados da Beira, de vez em quando, lá em casa, lá havia xeróvia. Normalmente quando havia era fatiada e frita em polme como uma espécie de pála-pála meio doce e eu, dentro da mui nobre tradição infantil de não gostar de coisas boas, escapava-me sempre a comê-las.
Agora que de vez em quando já há xeróvias nos supermercados da minha terra ando a descobrir que a xeróvia afinal até é coisa interessante e que frita é gira mas muito mais se lhe pode fazer.
Ingredientes (2 pessoas):
2 peitos de frango
3 batatas médias/grandes
2 cenouras
2 xeróvias
1 rama de cebola nova
1 colher de chá de mostarda com grão
1 chávena de caldo de galinha
Sal, pimenta, azeite, alecrim picado
- Numa tigela misturar a mostarda com o azeite, sal e pimenta. Untar os peitos de frango com a misturar e deixar repousar enquanto se preparo o resto.
- Se quiserem descasquem os tubérculos (eu não descasquei nada).
- Cortar as batatas em cubos. Cortar as cenouras e as xeróvias em rodelas grossas (mas mais pequenas que as batatas). Cortar a rama de cebola em rodelas.
- Colocar num tabuleiro um fio de azeite. Dispôr os tubérculos e cebola no tabuleiro. Polvilhar com sal, pimenta e alecrim picado. Misturar tudo bem.
- No meio abrir espaço e colocar os peitos de frango.
- Juntar o caldo de galinha e levar ao forno a 200ºC cerca de 20-30 minutos, até os vegetais ficarem cozidos e um pouco caramelizados e o frango cozido. Se necessário a meio da cozedura juntar mais um pouco de água.
Eu quando fiz foi só para mim, portanto foi metade da receita, mas a verdade é que mesmo assim deu para duas refeições.
Bom apetite.
Que frango apetitoso...
ResponderEliminarbeijinhos e um bom dia :)
:-) Bom fim de semana.
EliminarDeve estar muito saboroso :)
ResponderEliminar:-)
EliminarE eu que nem sei o que é uma xeróvia??!
ResponderEliminarNão queres mostrar uma foto "ao natural" da dita cuja?
Estou sempre a aprender coisas novas por aqui hehe *
A xeróvia (agora também conhecida como pastinaca) de aspecto é tal e qual uma cenoura mas em bege. De sabor tá assim a meio caminho entre a batata doce e a cenoura com um piquinho a nabo... Não sei, tem um sabor muito próprio. Há no Continente regularmente.
EliminarÉ muito típica da zona da Covilhã/Fundão.
http://1.bp.blogspot.com/--HbyKMGlepI/TrucJpLzSMI/AAAAAAAAA4g/4woCgypYfZw/s1600/Cherovia.JPG
Eliminar