Chegou finalmente o Outono (não o do calendário e sim o verdadeiro, aquele que está lá fora) e com ele chegaram as abóboras e os marmelos. Infelizmente (para o controlo da minha gula) abriu assim a temporada dos doces, compotas e marmeladas.
Entretanto deram-me no trabalho (sai um agradecimento para a Rute, obrigado) uma bela abóbora-menina comprida e torcida, quase a jeito para se transportar ao pescoço como um estranho cachecol laranja. Já lhe ando a fazer muitos planos, não de doce de abóbora que já toda a gente anda por aqui a fazer, mas de tarte e de papas de abóbora! Não tardarão.
Mas por agora ocorreu-me que para além da minha predilecta sopa de abóbora, nunca foi hábito na minha família utilizar a abóbora na comida fora do campo das sobremesas e compotas. E se adoro a sopa e as papas, porque não haveria de gostar de a comer noutras situações? Portanto mãos à obra, que o estômago já chama!
Ingredientes:Parece muito trabalho mas não é, foi feito numa noite de tempo contado e levou uma hora mais ou menos certa a fazê-lo, comê-lo e arrumar a cozinha no final.
Abóbora-menina cortada em cubos
Cebola roxa
1 colher de chá de açúcar amarelo
2 dentes de alho cortados ao meio
Sal, pimenta, azeite
Couscous
Queijo gorgonzola (partido em pedaços pequenos; pode utilizar outro queijo azul ou queijo de cabra)
Costeletas de porco
Folhas frescas de sálvia
50g de manteiga
Sal, pimenta, alho
- Colocar os cubos de abóbora num recipiente para ir ao forno. Temperar com sal e pimenta, juntar os alhos e o açúcar amarelo e regar com azeite. Mexer bem para cobrir toda a abóbora. Levar ao forno durante 30 minutos ou até dourar. Mexer algumas vezes a meio para dourar uniformemente.
- Enquanto a abóbora assa, pôr a grelhar as costoletas temperadas com sal, pimenta e alho.
- Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de azeite e aquecer em lume média, juntar a cebola roxa cortada em tiras e reduzir o lume ao mínimo. Deixar fritar, mexendo com frequência, até a cebola ficar um pouco acastanhada.
- Noutra frigideira antiaderente, derreter a manteiga em lume médio, reduzir o lume para o mínimo e juntar as folhas de sálvia. Deixar fritar alguns minutos. Guardar em sítio quente.
- Por fim, preparar o couscous conforme as indicações do pacote: geralmente juntar quantidade igual de couscous e de água a ferver, com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Deixar repousar 4 minutos e mexer com um garfo para separar os grãos. Juntar a abóbora e a cebola e mexer. Quando se servir juntar o queijo. Acompanhar com as costoletas cobertas com o molho de sálvia.
0 comentários:
Enviar um comentário