sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Costeletas com molho de sálvia e Couscous com abóbora


Chegou finalmente o Outono (não o do calendário e sim o verdadeiro, aquele que está lá fora) e com ele chegaram as abóboras e os marmelos. Infelizmente (para o controlo da minha gula) abriu assim a temporada dos doces, compotas e marmeladas.

Entretanto deram-me no trabalho (sai um agradecimento para a Rute, obrigado) uma bela abóbora-menina comprida e torcida, quase a jeito para se transportar ao pescoço como um estranho cachecol laranja. Já lhe ando a fazer muitos planos, não de doce de abóbora que já toda a gente anda por aqui a fazer, mas de tarte e de papas de abóbora! Não tardarão.

Mas por agora ocorreu-me que para além da minha predilecta sopa de abóbora, nunca foi hábito na minha família utilizar a abóbora na comida fora do campo das sobremesas e compotas. E se adoro a sopa e as papas, porque não haveria de gostar de a comer noutras situações? Portanto mãos à obra, que o estômago já chama!

Ingredientes:

Abóbora-menina cortada em cubos
Cebola roxa
1 colher de chá de açúcar amarelo
2 dentes de alho cortados ao meio
Sal, pimenta, azeite
Couscous
Queijo gorgonzola (partido em pedaços pequenos; pode utilizar outro queijo azul ou queijo de cabra)

Costeletas de porco
Folhas frescas de sálvia
50g de manteiga
Sal, pimenta, alho

  1. Colocar os cubos de abóbora num recipiente para ir ao forno. Temperar com sal e pimenta, juntar os alhos e o açúcar amarelo e regar com azeite. Mexer bem para cobrir toda a abóbora. Levar ao forno durante 30 minutos ou até dourar. Mexer algumas vezes a meio para dourar uniformemente.
  2. Enquanto a abóbora assa, pôr a grelhar as costoletas temperadas com sal, pimenta e alho. 
  3. Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de azeite e aquecer em lume média, juntar a cebola roxa cortada em tiras e reduzir o lume ao mínimo. Deixar fritar, mexendo com frequência, até a cebola ficar um pouco acastanhada.
  4. Noutra frigideira antiaderente, derreter a manteiga em lume médio, reduzir o lume para o mínimo e juntar as folhas de sálvia. Deixar fritar alguns minutos. Guardar em sítio quente.
  5. Por fim, preparar o couscous conforme as indicações do pacote: geralmente juntar quantidade igual de couscous e de água a ferver, com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Deixar repousar 4 minutos e mexer com um garfo para separar os grãos. Juntar a abóbora e a cebola e mexer. Quando se servir juntar o queijo. Acompanhar com as costoletas cobertas com o molho de sálvia.
Parece muito trabalho mas não é, foi feito numa noite de tempo contado e levou uma hora mais ou menos certa a fazê-lo, comê-lo e arrumar a cozinha no final.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template