O mote foi dado por um evento da esfera dos blogs: World Bread Day, cuja edição de 2009, a quarta, se realiza exactamente hoje. Podem saber mais aqui. Hoje é um dia para se amassar pão, cozer pão, comprar pão, comer pão e falar sobre ele. E eu quis experimentar.
Como já devem ter percebido, gosto de mel. Não tanto de o comer assim simples mas gosto de mel incorporado noutras receitas e assim decidi fazer um pão de mel. Mas não queria fazer um pão que parecesse mais um bolo do que propriamente pão. Descobri aqui a receita ideal para a minha vontade e para o que tinha em casa: um pão branco ligeiramente doce e macio. Fácil de fazer, não precisa de muito tempo a levedar e no final é óptima a sensação de cortar uma fatia dum pão quentinho que veio do nosso próprio forno. Soube-me divinamente com um pouco de queijo atabafado e cebolinho. Que maravilha!
Ingredientes
10g de fermento de padeiro2 chávenas de leite morno
1/3 chávena de mel
1/4 chávena de manteiga derretida
2 colheres de chá de sal (eu pus só uma porque gosto da comida com pouco sal)
4 chávenas de farinha sem fermento
- Numa taça grande dissolver o fermento no leite morno. Juntar o sal, a manteiga, o mel e 2 chávenas de farinha. Misturar bem e juntar o resto da farinha até formar uma bola macia.
- Colocar sobre uma superfície enfarinhada e amassar até a massa ficar elástica e suave (6-8minutos).
- Untar uma taça com manteiga e colocar a massa, virando-a uma vez para ficar com gordura de ambos os lados. Tapar e deixar levedar durante uma hora até crescer para o dobro.
- Colocar numa forma tipo bolo inglês e deixar levedar mais 30 minutos. E, seguida levar ao forno a 180ºC, por 30-35 minutos, até ficar castanho dourado. Tirar da forma e deixar arefecer numa rede.
Bom apetite!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarAgora que já consigo comentar não me lembro o que te queria dizer :)))) Mas o importante é que já funciona ;)
ResponderEliminarBeijinhos,
Carlota
Gostei muito da tua participação.
ResponderEliminarA fatia de pão com o queijo atabafado deve ter ficado uma delícia.
Beijinhos
Moira
Moira,
ResponderEliminarObrigado.
Foi a primeira vez que fiz pão e é uma sensação engraçada a de tirar um pão do forno acabado de fazer por nós próprios.
Mas tu, pelo que vejo no teu blog, sabe-lo bem. :-)
Jinhos,
Ana Vidazinha