A courgette é outro daqueles legumes que é uma amizade recente na minha vida. Conhecia-as primeiro como zuchinis, via Suiça italiana e quase sempre envolvidos em receitas de peperonata, o que para quem não gosta de pimentos é um fraco cartão de visita. Entretanto desisti de lhes chamar zuchinis porque mais ninguém lhes chama assim e comecei também a conhecê-los envolvidos noutras receitas, felizmente.
Em relação aos cogumelos, desta vez usei cogumelos brancos grandes e pequenos, em vez dos Portobello. No entanto gostei mais dos Portobello ou dos pequenos do que dos cogumelos brancos grandes.
Ingredientes:
1 courgette redonda
2 cogumelos grandes ou vários pequenos
1/2 copo de couscous
1/2 copo de água fervente
1/2 cubo de caldo de galinha
1/2 cebola picada
80g de fiambre (não fatiado)
Queijo ralado
Azeite, sal, pimenta, segurelha, tomilho, orégãos
- Dissolver o cubo de caldo na água a ferver, juntar o couscous, tapar e deixar repousar 5 minutos. Depois mexer com um garfo para soltar os grãos
- Limpar os cogumelos e retirar o pé, reservando-o. Cortar a courgette ao meio e escavar a polpa, reservando-a.
- Dissolver uma pitada de sal no azeite e untar os cogumelos e a courgette. Colocá-los num tabuleiro com as cavidades viradas para cima.
- Numa frigideira levar a cebola e os cogumelos ao lume num pouco de azeite. Deixar cozinhar e temperar com um pouco de sal e pimenta. Juntar ao couscous.
- Picar o fiambre e a polpa da courgette e juntar ao couscous também. Temperar com pimenta, segurelha picada, orégãos e tomilho.
- Distribuir o couscous pelas cavidades dos cogumelos e courgette. Finalizar com queijo ralado por cima e levar ao forno cerca de 30 minutos a 200º.
Esta receita facilmente se pode tornar vegetariana omitindo o fiambre e o queijo.
Bom apetite!
0 comentários:
Enviar um comentário