Cada vez que faço borrego não consigo deixar de recordar o dia em li numa revista de culinária a explicação sobre a diferença entre cabrito e borrego. Dizia a publicação que um borrego era até aos 6 meses, a partir dos 6 meses chamava-se cabrito. Achei-lhe tanta piada que na altura até scaneei para recordação.
Enfim, mas voltando ao borrego em questão(que neste caso foi pascal, mas só agora chegou ao blog), esta é a receita ideal para quem tem um almoço de família para montar sem ajuda e precisa de algo que por assim dizer se faça sozinho e que resulte como se tivesse dado muito trabalho. A receita é do Jamie Oliver e a foto dele é bem mais apresentável que a minha.
Ingredientes (4 pessoas):Boa primavera e bom apetite.
1 pá de borrego
Alecrim em ramo a gosto
1 cabeça de alho
Azeite, sal, pimenta
-para o molho:
1 colher de sopa de farinha
400ml de caldo de galinha ou vegetais
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
Hortelã qb
- Ligar o forno no máximo. Colocar num tabuleiro metade dos ramos de alecrim e do alho (inteiro) espalhados pelo fundo. Fazer alguns golpes no borrego, untá-lo com azeite, sal e pimenta.
- Colocar o borrego sobre o alecrim e o alho e por cima dele dispôr o restante alecrim e alho. Cobrir bem o tabuleiro com papel de alumínio.
- Colocar no forno e reduzir a temperatura para 170ªC. Deixar cozinhar cerca de 4 horas (o meu levou 3h30 mas a pá tinha golpes muito profundos correspondentes às porções para as 4 pessoas).
- Tirar do forno. Enrolar a carne em papel de alumínio e numa toalha e deixar repousar. Entretanto extrair do tabuleiro a maior parte da gordura e os talos do alecrim.
- Juntar a farinha aos molhos da carne que ficaram no tabuleiro e levá-lo ao lume no fogão. Juntar o caldo e deixar ferver, misturando bem. Juntar as alcaparras e deixar reduzir em lume médio. No final juntar a hortelã picada e o vinagre e servir como acompanhamento à carne.
Bem, essa descrição de borrego e cabrito está demais, já ninguém sabe o que escreve.
ResponderEliminarBorrego e alecrim ficam perfeitos juntos, também gosto muito
Um beijinho
Olá, parabéns pelo blog.
ResponderEliminarCá em casa adoramos borrego, o meu filho, adora !
Também tenho um blog com cerca de 1 mês, quando poderes dá uma espreitadela.
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
Beijinhos e obrigada.