Não é que eu tenha alguma coisa contra ovos. Muito pelo contrário. Mas quando num domingo em que lá fora há chuva, frio e trovoada, se descobre mesmo em cima da hora do lanche que: a) não há pão em casa; b)já é demasiado tarde para se fazer pão a tempo do lanche e c) não há um único ovo no frigorífico, a opção é mesmo esquecer os ausentes e seguir em frente com o que temos.
Foi assim que nasceram estas panquecas, sem ovos mas acompanhadas pela última maçã que cá havia (domingo é um dia mau para se cozinhar cá em casa...). E sabem que mais? É como se diz: só faz falta quem está. E a estas, os ovos não fizeram falta nenhuma.
Ingredientes:Bom apetite!
1,5 chávena de farinha sem fermento1 chávena de leite
2 colheres de sopa açucar amarelo
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Maçã picada, manteiga, açúcar amarelo, canela, sumo de limão
- Numa tijela misturar os ingredientes secos da massa (farinha, sal, açúcar e bicarbonato). Adicionar o leite e bater bem para misturar.
- Aquecer uma frigideira anti-aderente untada com manteiga e cozinhar uma concha de massa de cada vez. Virar quando o lado de cima tiver alguns furos e o fundo estiver dourado.
- Noutra frigideira ou tacho derreter uma colher de manteiga e fritar uma maçã picada nela. Quando começar a amolecer juntar uma colher de sopa de açúcar amarelo e se quiserem um pouco de água. Deixar cozinhar até a maçã estar cozida a gosto (eu quis a minha não muito picada nem muito cozida). Polvilhar com um pouco de canela, juntar umas gotinhas de sumo de limão e servir por cima das panquecas.
0 comentários:
Enviar um comentário