sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dourada no Forno com Sweet Chili e Lima




A cozinha asiática está cheia de sabores e molhos fantásticos. Um deles, o Sweet Chili, junta o agridoce e o picante que tanto me agradam e combina perfeitamente com peixes e frutos do mar. Já o havia experimentado com lombos de peixe anteriormente mas desta vez decidi usá-lo em peixe inteiro assado no forno que é outra coisa que me faz água na boca).

O molho não se consegue arranjar em todos os supermercados e hipermercados assim como é o caso do molho de peixe, por isso o meu conselho é assim que o virem à venda deitarem-lhe a mão e comprar para ter na dispensa, já que se conserva bem. Os meus vieram duma daquelas semanas temáticas do Lidl dedicada à culinária da Tailândia. A erva-príncipe ou erva-limeira veio da secção de ervas aromáticas frescas do Modelo. O óleo de Sésamo veio da loja O Celeiro.

Como nós portugueses estamos em 3º lugar na lista de consumo de peixe per capita, fica então uma receita para variar um pouco e alegrar o palato.


Ingredientes:
Dourada
2 colheres de sopa de molho Sweet Chili
2 colheres de sopa de molho de peixe (não encontrei ainda e assim usei molho Pad Thai, que tem molho de peixe e mais alguns condimentos)
raspa de 1 lima
sumo de meia lima
dois dentes de alho picados
gengibre
sal e pimenta
erva principe
1 colher de sopa de óleo de sésamo

  1. Amanhar e dar dois golpes fundos de cada lado do peixe. Temperar com sal e pimenta.
  2. Numa tijela juntar os molhos, o alho, gengibre, lima, erva príncipe e o óleo.
  3. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar o peixe e cobrir com molho, não esquecendo os golpes e a barriga. Virar ao contrário e fazer o mesmo do outro lado.
  4. Selar com papel de alumínio e levar ao forno previamente aquecido durante 25 minutos. Destapar e deixar cozinhar mais 5 minutos.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template