As nuvens cinzentas cobrem o céu e delas caiem umas gotas finas que acamam a poeira que o vento teima em levantar. A noite arrefece, os casacos saem dos armários para a luz do dia e na cozinha a água fervente corre ao encontro de umas folhas secas e repousa agora tingida e odorante numa caneca bem cheia.
O chá quente faz parte dos confortos que o Outono traz e mais uma vez um chá da Aromas do Chá inspirou-me para uma sobremesa. Desta feita foi o aroma subtil do Chá Branco aromatizado a Champagne e Cássis que me fez imaginar uma aliança entre o delicado sabor frutado deste chá e a suavidade duma panna cotta ligeira.
Ingredientes (4-5 pessoas):Para acompanhar, o ideal seria usar groselhas (sendo cássis uma groselha). Para isso levá-las ao lume com uma colher de açúcar e outra de água, até formar uma espécie de compota e servir uma colher com cada panna cotta. Por azar no dia em que fiz a panna cotta não consegui arranjar groselhas em lado algum (dois dias depois, já haviam em todo o lado...) e assim usei antes framboesas para fazer a compota de acompanhamento (que não ficou na fotografia).
1 pacote de natas
1 lata de leite evaporado
2 colheres de açúcar
2 colheres de chá de Chá Branco Aromatizado Champagne e Cássis
3 folhas de gelatina
70g de groselha
1 colher de sopa de açúcar + 1 colher de sopa de água
- Juntar as natas com o leite evaporado e o açúcar e levar ao lume brando até estar quase a ferver. Desligar o lume.
- Colocar o chá num infusor e pô-lo de molho no preparado anterior durante 5 minutos.
- Enquanto isso, numa taça com água, pôr as folhas de gelatina de molho 5 minutos e escorrer. Juntar as folhas ao preparado. deixar arrefecer uma hora à temperatura ambiente e depois refrigerar pelo menos 2 horas.
Bom apetite!
Ummm, que delícia!
ResponderEliminarAdoro pannacotta! Esta ficou com uma apresentação fantástica.
ResponderEliminarBeijinhos